Foi assinada, na manhã desta terça-feira (30), a Ordem de Serviço para a Requalificação do Mercado Municipal de Rafael Jambeiro, no Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu.

A assinatura contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, que comemorou os investimentos da ordem de R$2,9 milhões para a requalificação daquilo que chama de “mais um shopping center da agricultura familiar”.

“Esse projeto de requalificação dos mercados municipais é um sucesso, pelo fato de nós termos compreendido a importância da comercialização dos produtos da agricultura familiar. Vai ser um prazer para o povo de Rafael Jambeiro vir comprar aqui, pela beleza e arquitetura do projeto. Será um estímulo para os agricultores produzirem mais e melhor”, conta o secretário.

O feirante Antônio de Souza, que comercializa há 30 anos, as carnes das criações de gado, da sua própria propriedade, vibra com a possibilidade de requalificação. “A reforma vai dar mais conforto para a gente e, com isso, vamos produzir melhor e, com certeza, a nossa renda vai aumentar”.

O Mercado Municipal passará por obras de reforma e ampliação de três galpões, já existentes, e serão construídos mais dois galpões de feira livre no município, com o objetivo de melhorar as condições de comercialização e hidrossanitárias do local. O projeto trará, além de melhoria no saneamento, benefícios à economia local, permitindo a comercialização de produtos da agricultura familiar de forma segura e higiênica, melhorando assim a qualidade de vida das famílias que vivem do comércio e de toda a população da sede do município e das comunidades no entorno.

O novo mercado vai impactar positivamente, de forma regional, na comercialização dos produtos. É o que diz a prefeita de Rafael Jambeiro, Cibele Oliveira. “Essa requalificação será um fôlego para os nossos produtores, para que eles tenham mais capacidade de produzir mais e vender mais. Então, eu estou bastante satisfeita com esse pontapé maravilhoso para o crescimento regional, não só do ponto de vista rural, mas econômico também”.

O feirante Manoel Mascarenhas, também espera mais público para vender sua farinha. “Trabalho há 20 anos neste mercado e, cada um agora tendo o seu cantinho para vender a farinha, vai ser muito bom. E, quando tiver a reforma, vai vir o povo de fora e aumentar as nossas vendas”.

A requalificação do mercado municipal é parte da estratégia governamental Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia e vai melhorar a as condições hidrossanitárias e de comercialização no local para 200 produtores rurais, cuidando da qualidade de vida dessas famílias e as de todo o município.

Ascom SDR/CAR