Foto: Vânia Castro | Ascom Rede UniFTC

 Ações do Movimento pela Prevenção beneficiam instituições e profissionais da saúde, além de pessoas carentes

A Rede UniFTC assumiu um compromisso com a sociedade diante da pandemia do novo Coronavírus e vem desenvolvendo iniciativas que estão ajudando a reduzir os impactos sociais gerados neste período de quarentena. Através do Movimento pela Prevenção, a instituição mobilizou alunos, professores e colaboradores nos 7 municípios da Bahia e 1 em Pernambuco em que possui Centros Universitários e faculdades.

No Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana foram produzidos 400 protetores faciais artesanais e 150 unidades de 200 ml de sabonete líquido, além de álcool gel. A iniciativa reuniu alunos de Farmácia, Enfermagem e Engenharia Civil. “Associamos nossos conhecimentos teóricos sobre manipulação e realizamos uma boa ação, mostrando que nossa futura profissão anda lado a lado com a sociedade”, afirma Laurita Dourado Bastos, 20, aluna do 5º semestre de Farmácia.

Já nas unidades de Salvador, Vitória da Conquista, Eunápolis, Itabuna e Juazeiro uma verdadeira força-tarefa foi montada nos últimos dias para a produção de máscaras protetoras faciais. Pelo menos mil unidades desses protetores serão doadas aos profissionais de saúde em hospitais e Upas. Só nesta semana, foram entregues cerca 300 peças em Itabuna e região, tendo um dos lotes destinados ao Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilhéus, segunda cidade com maior número de casos de contaminados pelo coronavírus no estado. A instituição começou a fabricar máscaras de proteção facial no Espaço UniFTC Maker, que possui impressora 3D.

Na região do Vale do São Francisco, as faculdades UniFTC de Petrolina e Juazeiro firmaram parceria com o projeto Transforma Petrolina para arrecadar alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza. Em Salvador, além da produção das máscaras na impressora 3D, estudantes de diversas áreas de Saúde estão atuando no programa  “Brasil Conta Comigo” e alunos de Medicina participam do “Disque Coronavírus 155”. Professores de Psicologia, das unidades de Salvador e Feira de Santana, também estão na ativa, oferecendo atendimento psicológico e psicopedagógico ao corpo discente da Instituição.

Em Eunápolis, a Faculdade Unesulbahia (Rede UniFTC) emprestou 3 leitos para que o Hospital Regional de Eunápolis pudesse montar a ala de atendimento exclusivo de pacientes com coronavírus e, também realizou a entrega de mais de 80 máscaras a instituições de saúde. O empréstimo de equipamentos também ocorreu em Vitória da Conquista, com os tão requisitados respiradores e o monitores multiparamétrico, cedidos ao Hospital UNIMEC, na cidade.

A dedicação de todas as unidades é considerada pelo presidente da UniFTC, William Oliveira, uma das principais características do Movimento pela Prevenção. “Em contextos como este da pandemia é urgente a necessidade de unir as forças dos campos profissionais mais diversos na busca por soluções mais assertivas”, acredita. Para o executivo, esta participação tão ativa reflete o DNA da instituição de ensino.

Madalena de Jesus – Ascom/UniFTC