Redesim reduz tempo de análise para abertura de empresas

Foto: Reprodução Freepik

Com a funcionalidade da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), houve uma crescente demanda pelos serviços no estado da Bahia. No entanto, usuários em Salvador relataram instabilidade e erros constantes na integração das plataformas da Juceb e Sedur.

De acordo com o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), as falhas ocorreram no sistema de Registro Empresarial da Juceb integrado com a Sedur Salvador. Muitos profissionais alegaram que não conseguiram realizar desde simples alterações contratuais à abertura de empresas, registradas em cartório e na OAB, informou o órgão.

O sistema integrado Redesim reúne dados da Juceb, Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado, dentre outros órgãos, responsáveis pela abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia. A Redesim funciona como uma rede de sistemas informatizados que permite o registro e a legalização de empresas, tanto no âmbito da União como dos estados e municípios.

O CRCBA havia cobrado uma resposta dos órgãos após queixas de diversos usuários do sistema. A Juceb afirmou que mais de 90% dos procedimentos estão tramitando pela Redesim e apresentam redução significativa do tempo de análise, melhorando, inclusive, a posição da Bahia no ranking da Receita Federal, que mede o tempo de abertura de empresas. A Juceb ainda informou que algumas exceções estão sendo tratadas para melhorar a experiência do usuário, principalmente, para recepcionar CNPJs não constituídos no órgão, mas pela OAB e cartórios.

Cabe destacar ainda que muitas das dificuldades relatadas pelos usuários tratam-se de falhas no preenchimento, segundo afirmou a Juceb. Por esse motivo, a Prefeitura de Salvador, em parceria com a Juceb, está preparando um material de orientação mais detalhado para os usuários. Uma parceria foi firmada entre diversos órgãos para intermediar essas questões junto à Prefeitura e Juceb, visando atendimento personalizado.

O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia irá realizar um webinar no dia 24 de setembro para discutir as mudanças no registro mercantil Sedur e Sefaz municipal, com o intuito de mapear avanços e dificuldades.