“Ansiedade e Transtornos Alimentares” é tema do próximo encontro virtual da Holiste. A live será transmitida no Instagram da clínica (@holistepsiquiatria), na quarta-feira, dia 3 de fevereiro, às 19h30, e contará com a participação da psiquiatra Camila Coutinho e da nutricionista Bárbara Freire.

A relação que o indivíduo estabelece com o alimento nem sempre é saudável. Para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, as especialistas farão uma live para orientar os internautas como perceber se a ansiedade está afetando a vida do indivíduo e sua relação com o consumo de alimentos. Além disso, elas falarão sobre sintomas e tratamentos para os transtornos alimentares, disponíveis para cada caso. 

De acordo com a nutricionista Bárbara Freire, “existem pessoas que utilizam o alimento como ‘fuga’ para questões como a depressão ou ansiedade, e isso pode desencadear o transtorno alimentar”. Bárbara explica que o consumo compulsivo de alimentos ocorre quando o indivíduo come de forma automática, mesmo sem vontade ou fome. 

O consumo desenfreado de alimentos pode ocasionar mal-estar e até quadros de bulimia, quando, após comer em excesso, o indivíduo acaba provocando vômito por se sentir culpado. Outro transtorno citado pela nutricionista, e que pode estar associado à ansiedade, é a anorexia, no qual a pessoa tem um distúrbio de autoimagem, se vê acima do peso, e faz uma restrição alimentar muito severa. 

Sobre a Holiste   

A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, que atua há 20 anos no mercado baiano. Na sede principal, localizada no bairro de Pituaçu, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico (com Pronto Atendimento 24 horas). A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), ambas unidades localizadas no bairro da Pituba. 

A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br/. 

SERVIÇO

O que: Live Holiste

Tema: Ansiedade e Transtornos Alimentares

Quando: 3 de fevereiro (quarta-feira), às 19h30

Onde: Instagram (@holistepsiquiatria)