Correio do Oeste

Desde sexta-feira, 17, começaram os pagamentos da primeira parcela do Auxílio Emergencial previsto para o COVID 19, para as pessoas inscritas no Bolsa Família.

Neste lote serão contemplados 1.359.786 beneficiários. “Temos muitos beneficiários em nosso município, e com isso, a caixa solicitou reforço à secretaria municipal de saúde no intuito de orientar a população acerca do distanciamento social, da importância da higienização das mãos e uso de máscaras”, disse a secretária de saúde Franciane Moura.

Os bancos locais em Riachão das Neves foram visitados pela equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), PSF’s, e Vigilância, num esforço conjunto, para reforçar a segurança em saúde da população.

Além das ações em conjunto, entre Secretaria de Saúde e instituições financeiras, as barreiras sanitárias permanecem atuando nas entradas no município, nos Distritos de São José do Rio Grande e Cariparé, no intuito de identificar possíveis casos com alteração de temperatura e de necessidade de isolamento domiciliar.

“As pessoas identificadas são encaminhadas para o serviço de monitoramento por telefone, criado pelo município, o PREVINE COVID . (77) 9 9956-3011”, pontuou a secretária Franciane.

Atualmente, Riachão das Neves conta com 53 pessoas em monitoramento diário pela médica do município. As equipes das barreiras sanitárias estão passando por um treinamento diário, assim como a equipe do hospital, para o uso de EPI’s e cuidados.

A equipe de vacinação segue realizando trabalho na zona rural a fim de evitar aglomeração no CESP. O estoque é semanalmente renovado, todas as comunidades serão visitadas e previamente avisadas, até o mês de junho ou conforme calendário disponibilizado pelo ministério da saúde.

O veterinário Ilcson Cunha, responsável pela vigilância sanitária municipal, tem feito visitas constantes aos distritos e povoados, apurando denúncias e treinando as equipes.

Também foi intensificado a vistoria de vans e ônibus conforme os novos critérios das portarias do estado e município, que liberou o transporte intermunicipal.