Prefeitura de Salvador
Início Municípios Rio de Contas: festa do padroeiro pode se tornar “Patrimônio Imaterial do...

Rio de Contas: festa do padroeiro pode se tornar “Patrimônio Imaterial do Brasil”

Já consagrada como um dos polos turísticos da Chapada Diamantina, Rio de Contas pode se consolidar também como mais um dos centros baianos do turismo religioso ao lado de cidades como Bom Jesus da Lapa, Monte Santo e mesmo Salvador com a canonização de Irmã Dulce dos Pobres já que está prestes a ter a sua festa do Santíssimo Sacramento, ou de Corpus Christi considerada pelo Iphan como Patrimônio Imaterial do Brasil.

A celebração de Corpus Christi, padroeiro do município, além de mobilizar a comunidade, atrai devotos de diversas regiões do país além claro, dos próprios baianos e tem se tornado uma das mais belas festas religiosas da Bahia. Ruas ornamentadas com flores, símbolos religiosos e pavimentadas  também com obras de arte religiosas feitas pela própria comunidade que se utiliza de diversos materiais para confeccionar os belíssimos tapetes multicoloridos que contam passagens da vida de Jesus Cristo. A decoração inclui também o adorno de fachadas e janelas de residências situadas no circuito do cortejo sacro, luzes nos portais do casario colonial,  além dos tradicionais tapetes por toda a extensão das celebrações. 

A beleza e a tradição da festa de Rio de Contas é, sem dúvida, merecedora da atenção do Iphan cujo diretor do  Departamento Patrimonial,  Hermano Fabrício Oliveira Guanaes, recebeu a missão de avaliar o evento in loco, para possível indicação como Patrimônio Imaterial do Brasil. Os riocontenses, talvez no próximo ano, já tenham mais um motivo para celebrar o dia do seu padroeiro com uma devoção ainda maior.

 

VEJA VÍDEO RESUMO DO EVENTO:

Da Redação com informações de Samuel Rodrigues – fotos: Stela Maris Santos & Reprodução Internet