© REUTERS / Grigory Dukor

A estreia da Copa do Mundo de 2018 não podia ser melhor para os donos da casa. Sem vencer há 9 meses a Rússia entrou em campo sob desconfiança, mas surpreendeu até o mais otimista dos torcedores e convenceu de que pode brigar por uma vaga nas oitavas de final do grupo A.

Após um começo de primeiro tempo movimentado, com as duas seleções buscando o ataque, a Rússia conseguiu abrir o placar já aos 11 minutos do primeiro tempo após uma cobrança de escanteio. Golovin pegou na entrada da área e cruzou na direção de Gazinskiy, que marcou de cabeça. Aos 17 minutos do primeiro tempo, a Rússia já tinha chegado quatro vezes ao ataque contra apenas uma da Arábia Saudita.

Aos 23 minutos, o atacante Cheryshev entrou em campo após o meio-campo Dzagoev sentir a coxa esquerda. Aos 43, foi ele o autor do gol que deixou a Rússia ir para o intervalo com a vantagem de 2×0 no placar.Sem a mesma velocidade de jogo do primeiro tempo, os times trocaram muitos passes no meio campo até a metade da segunda etapa.

Aos poucos a Rússia foi conseguindo cavar espaço no campo adversário e chegou ao terceiro gol após uma bela tabela entre Mário Fernandes e Golovin, que recebeu na entrada da área e cruzou na medida para Dzyuba subir sozinho e cabecear para o fundo das redes.

​O 4º gol saiu nos acréscimos, após uma bela batida de trivela de Cheryshev na entrada da área. O atacante que começou o jogo no banco conseguiu colocar um efeito inesperado na bola que foi morrer no fundo das redes.

Uma falta aos 49 do segundo tempo fechou a conta do placar para a seleção da casa. Golovin bateu por fora da barreira e enganou o goleiro Al-Muaiouf, que pulou atrasado.

Apesar do resultado de 5×0 essa não foi a maior vitória em uma abertura de Copa do Mundo. Em 1934, a Itália venceu os Estados Unidos por 7 a 1.