Moscou (Prensa Latina) Washington é há muito tempo parte direta do conflito ucraniano e seu objetivo é destruir a Rússia soberana, disse o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Riabkov, em uma entrevista transmitida nesta sexta (05) pelo canal Perviy Kanal.

De acordo com o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, “a Ucrânia nada mais é do que uma ferramenta nas mãos dos Estados Unidos, uma ponta de lança do Ocidente coletivo liderado por Washington”.

“O objetivo deles é destruir uma Rússia soberana e independente como fator internacional, eles estão cada vez mais tentados a brincar com a ideia de desmembrar a Rússia, agora também estamos falando abertamente sobre isso, é um ataque direto aos fundamentos do nosso sistema estatal”, acrescentou.

Riyabkov disse que a alegação de que os EUA não estão envolvidos só pode ser apresentada por pessoas que jogam poeira em seus olhos e tentam confundir as cabeças de seus aliados.

“E, em geral, a mídia internacional está plantando essa narrativa própria na esperança de que, dessa forma, consiga o apoio do voto de mais algumas pessoas que ainda não estão prontas para entender o que está acontecendo”, acrescentou.

O vice-ministro das Relações Exteriores observou que a Rússia havia explicado repetidamente a gênese da atual tragédia na Ucrânia.

“Explicamos o papel inerentemente destrutivo que os Estados Unidos desempenharam nos eventos que levaram ao golpe de 2014 em Kiev”, disse ele.

As autoridades russas também apontaram o que estava acontecendo durante os oito anos seguintes a esses eventos e quantos esforços foram feitos por meios diplomáticos para impedir a agressão contra o povo de Donbas pelo regime de Kiev, lembrou ele.

Riyabkov observou que tudo isso foi ignorado e riscado. “E agora eles estão tentando fingir que estão apenas ajudando Kiev em sua luta, isso é o cúmulo do cinismo e da hipocrisia.