Nesta segunda-feira (12), durante encontro com o chanceler egípcio, Sameh Shoukry, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que Moscou está preparando um novo fórum de cooperação com a Liga Árabe.

O chanceler russo deu a declaração após o encontro com Shoukry, durante uma coletiva de imprensa conjunta no Cairo, capital egípcia.

“Nós também trocamos opiniões sobre os laços entre a Rússia e a Liga Árabe. Estamos preparando uma nova sessão de parceria entre a Rússia e a Liga Árabe. Nós também conversamos sobre a execução dos acordos alcançados durante a primeira cúpula Rússia-África”, afirmou Lavrov.

O ex-ministro das Relações Exteriores do Egito, Ahmed Aboul Gheit, atual secretário-geral da Liga Árabe
© AP PHOTO / BELA SZANDELSZKY O ex-ministro das Relações Exteriores do Egito, Ahmed Aboul Gheit, atual secretário-geral da Liga Árabe

O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, também se reuniu com o chefe da diplomacia russa nesta segunda-feira (12) e expressou esperança de que a próxima sessão do fórum sobre cooperação possa ser realizada ainda em 2021.

“Ele [Aboul Gheit] elogiou especialmente os resultados da sessão anterior do Fórum de Cooperação Russo-Árabe, expressando seu desejo de realizar a próxima sessão do fórum antes do final deste ano”, disse um representante da Liga Árabe, citando o secretário-geral da organização.

No total, cinco sessões do fórum de cooperação ocorreram desde sua criação, em 2009.

 

Fonte: Sputnik Brasil