Durante a atividade física, os músculos exigem substâncias como glicose e oxigênio para obter o seu pleno funcionamento e a água ajuda no transporte dessas substâncias. Sem a hidratação adequada, a força e o fôlego acabam rápido. Aprender a beber água durante os treinos, ajuda a otimizá-los, melhora a resistência e pode até evitar lesões. A saúde e o funcionamento do corpo humano estão diretamente ligados à quantidade de água consumida no dia-dia. A água, que está presente no nosso corpo, é uma peça fundamental no auxílio do funcionamento do organismo. Após observar voluntários sob várias condições adversas e reunir uma série de dados, pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, descobriram que a falta de preparo físico não seria a única razão pela qual algumas pessoas se sentem cansadas antes da hora. Eles concluíram que um dos maiores contribuintes para a fadiga precoce é a desidratação. “Quando nos exercitamos, os músculos exigem muito de substâncias como a glicose e o oxigênio. E a água ajuda a transportá-los. Com pouca água disponível, essas substâncias têm dificuldade para chegar ao seu destino e, assim, falta energia para as pernas se movimentarem”, explica Guilherme Reis, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

A falta de água afeta a chegada dos nutrientes essenciais à construção das fibras musculares como, por exemplo, a proteína. Mesmo porque essas estruturas também são compostas de água e, abster-se dela, é ficar sem matéria-prima para formar mais fibras. O músculo depende de determinados sais minerais e de água para realizar toda e qualquer contração. Até o nosso cérebro tem baixo desempenho quando a reserva de água é baixa. “Os sinais enviados pelo cérebro para comandar uma determinada ação, como levantar uma barra ou chutar uma bola, perdem força e qualidade”, acrescenta Guilherme. Os profissionais que trabalham com atividade física são unânimes: a hidratação deve ser individualizada, até porque há quem transpire mais do que outros ou viva em um local frio, onde naturalmente se sua pouco. E, infelizmente, também não dá para encher a barriga de água antes de correr. “O sistema digestivo não consegue funcionar com um volume grande de líquidos e, inchado, causa desconforto. Lançar mão de uma garrafinha e dar uns bons goles a cada 15 minutos costuma resolver a questão. Bem hidratado, seu corpo e seu desempenho vão longe”, completa o especialista.

Vale lembrar que, em tempos de pandemia de Covid-19, a ingestão de água contribui de maneira significativa para a melhora da imunidade, e é o sistema imunológico que impede o aparecimento de doenças e processos infecciosos. Além do consumo adequado de água, é fundamental que se mantenha uma alimentação equilibrada, composta por todos os grupos de nutrientes. Praticar exercícios físicos regulares, e dormir bem, tudo isso é essencial para termos uma boa imunidade e prevenir a Covid-19.