Mais de 814 mil pessoas do público-alvo foram vacinadas em Salvador durante a campanha nacional de vacinação contra gripe iniciada em 23 de março. Com isso, o município atingiu nesta terça-feira (11), a meta de imunizar pelo menos 90% do público alvo. O empenho das equipes na estratégia e a procura da população evitou sobrecarga dos leitos de hospitais e emergências nesse momento delicado de pandemia do novo coronavírus.

“O resultado é satisfatório, pois dessa forma inibimos consideravelmente a circulação do vírus na cidade, fazendo com que a doença não se propague com intensidade, ainda mais na estação mais fria do ano. Muito do sucesso de adesão que conseguimos alcançar se deve à implantação do sistema Drive Thru, que garantiu agilidade na proteção e evitou aglomeração durante a pandemia. Os profissionais de saúde, como os vacinadores foram fundamentais para o mecanismo da ação”, celebrou a subcoordenadora de doenças imunopreveníveis, Doiane Lemos.

Doiane destaca ainda que apesar da Campanha estar aberta para o público em geral, os pais devem estar atentos ao intervalo de 30 dias para a segunda dose que pede o esquema vacinal de crianças de seis meses e menores de seis anos que foram imunizadas pela primeira vez com a vacina influenza este ano.

“Das 30 mil crianças que se imunizaram com a primeira dose, 18 mil ainda não retornaram aos postos para completar a vacinação e efetivar a proteção, o número é muito alto e preocupante, já que estamos em um período que historicamente é maior a circulação do vírus da influenza na cidade”.

A vacinação é a principal medida preventiva contra a doença e seguirá disponível até o dia 30 de agosto nas 142 salas de imunização da rede municipal, das 08h às 17h, além dos outros três pontos que funcionam em sistema drive thru na Faculdade Bahiana de Medicina, no Cabula; e no Atacadão Atakarejo de Fazenda Coutos e no Outlet Center, no Uruguai das 8 às 14 horas.

 Ascom/Saude Salvador