Por Redação – Foto Jefferson Peixoto/Secom

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas volumosas na Bahia. O destaque é para a faixa leste do estado, incluindo Salvador e o Recôncavo Baiano, até Sergipe.

De acordo com a previsão, uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se forma no estado, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Segundo a Defesa Civil da capital baiana (Codesal), o alerta é para a continuidade de chuvas moderadas a fortes, com risco para alagamento e deslizamento de terra.

O Inmet emitiu o alerta laranja para a capital baiana, com ventos acima de 70 km por hora. Além da Bahia, o alerta laranja afeta os estados de Goiás, Mato Grosso, Piauí, Rondônia,Sergipe e Tocantins.

O alerta de tempo chuvoso começou na última sexta-feira (22), com a possibilidade de formação de um ciclone no oceano, próximo ao estado. No sábado (23),  Salvador teve chuvas com trovoadas e relâmpagos.

Quase 100 cidades na Bahia entraram na lista de “chuvas intensas”, com alerta laranja de perigo, conforme informado pelo Inmet. Os ventos poderão chegar a 100 km/h no sul da Bahia, Vale do São Francisco e oeste do estado.

A previsão meteorológica da Marinha do Brasil para Salvador indica chuvas moderadas a forte com trovoadas vão atingir a cidade até amanhã (26).

A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp.