O toque de recolher no município de Santa Bárbara está sendo fiscalizado pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar. A decisão foi anunciada durante reunião da Comissão de Combate ao Covid-19, formada por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Municipal e da Polícia Militar, ocorrida na manhã desta sexta-feira (19).

Tanto a sede quanto os distritos serão monitorados por agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. As rondas serão realizadas entre 22h e 5h, horário estabelecido no decreto. A ação vai até a próxima quinta-feira (25) e visa combater o aumento da contaminação da covid-19 no município.

Para o vice prefeito, Jacó Lopes, que também participou da reunião representando o prefeito, a ação é extremamente necessária. “Não podemos facilitar o avanço da epidemia em nosso município. A prefeitura está fazendo a sua parte para que não tenhamos um colapso na rede pública de saúde do nosso estado. O Governo municipal vai fazer tudo o que for necessário para combater aglomerações, evitando o aumento de novos casos”, garante.

O Decreto Estadual 20.233, que instituiu o Toque de Recolher em mais de trezentos municípios do estado da Bahia, incluindo Santa Bárbara, foi publicado no dia 16 no Diário Oficial do Estado, em decorrência dos altos e preocupantes números de novos infectados e da taxa móvel de mortes diárias no estado, que resultou na superlotação dos leitos de UTIs para covid-19, disponíveis na Bahia, constatadas pelas autoridades sanitárias do estado.