Por Redação – Foto Divulgação

Com o número de 386 transplantes renais desde a implantação do serviço em 2015, a Santa Casa de Feira de Santana realiza neste Setembro Verde uma série de atividades para marcar o mês de incentivo à doação de órgãos. O dia nacional pela conscientização é lembrado nesta quarta-feira, (27).

No último agosto, a entidade bateu recorde mensal de cirurgias transplantadoras, fechando o período com sete procedimentos. O número é significativo considerando o total de procedimentos a cada mês nos últimos dois anos. Um marco importante para o Hospital Dom Pedro de Alcântara, mantido pela Santa Casa de Feira e um dos maiores centros transplantadores da região Nordeste.

“O transplante no Brasil é transparente, robusto e de alta credibilidade, um avanço do nosso Sistema Único de Saúde, o SUS. Graças ao nosso serviço de transplante renal aqui em Feira de Santana conseguimos devolver qualidade de vida para centenas de pacientes da macrorregião centro-leste da Bahia”, defende o médico Rodrigo Matos, provedor da entidade que atende a pessoas de mais de 70 municípios do interior baiano.

O número de pacientes ativos na fila de espera por um novo rim é de 530. Por essa razão, a instituição filantrópica redobra os esforços para manter o serviço de transplante renal, que conta com total cobertura do SUS. O Hospital Dom Pedro também garante acompanhamento pós-transplante no ambulatório a 422 pacientes.

É o caso da jovem Marina Natália Santos, de apenas 16 anos. Moradora de Seabra, na Chapada Diamantina, ela vem se recuperando bem de uma grave doença renal após receber um novo rim no último mês de agosto. Natália é acompanhada pela equipe do HDPA.

“Tudo começou dia 1º de dezembro de 2022. Fui fazer uma consulta e minha pressão estava muito alta, fui encaminhada para um hospital e eles descobriram que eu tinha uma doença renal em estágio final. Agora que fiz o transplante na Santa Casa me sinto feliz e realizada”, relata. “Nasci de novo”, diz, emocionada.

Dra. Fernanda Albuquerque, nefrologista da Santa Casa – Foto Divulgação

A coordenadora do serviço de transplante, a nefrologista Fernanda Albuquerque, destaca a relevância da doação de órgãos. “Estamos notando um aumento no número de transplantes renais. Em agosto, conseguimos fazer um número excelente e isso é justamente graças à doação de órgãos. É importante que todos saibam que, se não houver doação, não haverá transplante. A doação é um ato de amor”, destaca a médica.

SETEMBRO VERDE

Durante a campanha do Setembro Verde, a Santa Casa de Feira de Santana promove atividades para sensibilizar pacientes, acompanhantes, colaboradores e também o público externo para a necessidade de conversar com os familiares sobre a doação de órgãos. “Não basta querer doar, é preciso informar à família que você deseja doar seus órgãos”, ressalta Rodrigo Matos.

Hospital Dom Pedro de Alcântara, mantido pela Santa Casa de Feira de Santana – Foto Divulgação

Dentre as atividades, destaca-se a Feira de Saúde, realizada nesta terça-feira, 26, na área externa da unidade, que contou com informativos sobre o tema, além de serviços diversos como: massagem com ventosas, auriculoterapia, aferição de pressão, teste de glicemia e conversa sobre alimentação saudável. Durante todo o mês também ocorreram palestras, entrevistas e a divulgação de vídeos nas redes sociais da entidade – no Instagram o perfil é @santacasafsa.