Foto: Ascom SDE

Representando o governador Rui Costa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal participou do lançamento do Projeto Mais Frutos no Sertão nesta quinta-feira (11), no município de Barra da Estiva.

O projeto é uma iniciativa do Grupo Peterfrut e tem como objetivo unir esforço da cadeia produtiva de morangos com a implantação de grandes campos agrícolas em 13 municípios da Bahia para o cultivo. As cidades beneficiadas são Barra da Estiva, Barra do Choça, Boninal, Ibicoara, Mucugê, Novo Horizonte, Piatã, Seabra, Ituaçu, Planalto e Brotas de Macaúbas. O projeto prevê em média 70 estufas com 700 mil plantas, além de 14 hectares de área plantada, podendo gerar 300 empregos diretos na fase de produção.

“Estamos diante de um projeto revolucionário e que vai contribuir de forma exponencial para fortalecer a cultura do morango na Bahia. O Governo quer se unir ainda mais aos empresários para gerar emprego e renda para nossa população e contribuir com o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, disse Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico.

A previsão é que até 2030, mais 30 campos agrícolas serão montados, com capacidade para 18 milhões de plantas, podendo gerar mais de 10 mil postos de trabalho. O presidente do Grupo Peterfrut, Aguilar Peterle reconhece o papel da união entre o público e o privado para impulsionar o desenvolvimento econômico. “Estamos realizando um sonho e de braços abertos para ampliar as parcerias com os governos municipais e com o estado, para gerar emprego para o cidadão e contribuindo com a geração de receitas para famílias”, disse Aguilar.

Projeto Mais Frutos no Sertão

A Peterfrut é  a principal produtora de morango especial no Brasil, com 600 famílias agricultoras de morango atuando numa área de 10 mil metros quadrados em Barra da Estiva, Mucugê, Boninal e Barra do Choça operando numa capacidade de beneficiamento de 40 mil toneladas hora. A Peterfrut pretende implantar mais duas unidades na Bahia ainda a definir a cidade numa área de dez mil metros quadrados.

Em 2022, a empresa vai ampliar suas áreas de produção na região, e em 2023 iniciará o plantio de 2,5 milhões de pés de morango a cada ano para crescimento gradativo e constante.

Ascom/SDE