SDR realiza última edição do Diálogos de Ater de 2020

Foto: Divulgação

Fechando a série de encontros de 2020, o Diálogos de Ater desta quinta-feira (17) trouxe o debate “Ater na visão de Paulo Freire”, com foco no desenvolvimento rural. O evento, transmitido ao vivo pelo Canal SDRBahia, no Youtube, é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex).

“A obra de Paulo Freire é essência da extensão rural, da forma como nós pensamos os diálogos de conhecimentos e uma orientação emancipatória”, destacou o coordenador da Cepex/SDR, José Tosato.

O tema foi apresentado por Danilo Uzêda, doutor em Ciências Sociais e coordenador de Projetos de Inclusão Produtiva, na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR). Ele observou que é importante falar sobre esse tema com agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), pelo papel fundamental que exercem na execução dessa política pública: “Sem esse sujeito que atua diretamente com as populações rurais, como poderíamos conhecer essa família, saber seus interesses, desejos, sonhos e dificuldades? Então, preparar o agente de Ater para essa tarefa é uma ação coletiva, dos movimentos, dos governos, das universidades, da sociedade”.

O encontro foi mediado por Ivani Pereira, engenheira agrônoma e coordenadora da Bahiater no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) do Território Velho Chico.

Os participantes tiveram a oportunidade de debater o tema sobre três aspectos centrais: 1. A atualidade do pensamento de Paulo Freire. A conjuntura das políticas para o campo, as transformações na vida social e a mudança do paradigma de desenvolvimento exigem que retornemos ao pensamento freireano para reavaliar nossas ações com a família rural e seu papel na sociedade; 2. A Ater em perspectiva freireana: a escuta do homem e da mulher do campo para conhecer suas demandas, a posição dialógica e dialética com o saber; e 3. Como deve ser a Ater para garantir a libertação real? Qual o seu papel nos projetos e programas de desenvolvimento rural, e se é possível pensar um modelo dinâmico de Ater.

 

Para conferir ou rever todo o conteúdo dessa edição do Diálogos de Ater, clique aqui (https://urless.in/VW5Lw)

  

Encontros semanais 

O Díálogos de Ater é uma série de encontros, que acontecem às quintas-feiras, a partir das 16h, voltados para agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares, organizações e movimentos sociais, terceiro setor, setores públicos municipais e estaduais, estudantes e todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a realidade rural e a agricultura familiar da Bahia.

O objetivo é levar informações sobre temas diversos, relacionados à agricultura familiar, além de ser um processo de formação rápida, dinâmica e interativa, em que os temas possam ir sendo complementados, a cada novo encontro, com foco na alimentação saudável, tanto no consumo quanto na produção rural.

 

Fonte: Ascom/BA

23 COMENTÁRIOS

  1. paulo freire assassino de gerações, hoje temos o que representa o trabalho deste genocida, gerações de analfabetos funcionais….verdadeiros zumbis de cabeça lavada sem amor próprio e senso de liberdade….comunista fratricida

  2. My coder is trying to persuade me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the costs. But he’s
    tryiong none the less. I’ve been using WordPress on a number of websites
    for about a year and am concerned about switching
    to another platform. I have heard good things about blogengine.net.
    Is there a way I can import all my wordpress content into it?
    Any help would be greatly appreciated!

    Check out my website – http://www25.tok2.com/

  3. Unquestionably believe that which you said. Your favorite justification seemed to be
    on the web the simplest thing to be aware of.
    I say to you, I definitely get irked while people consider worries that they plainly do not know about.
    You managed to hit the nail upon the top as well as
    defined out the whole thing without having side effect , people could take
    a signal. Will probably be back to get more.
    Thanks

  4. Somebody necessarily help to make significantly articles
    I’d state. This is the very first time I frequented your website page and to this point?
    I amazed with the research you made to create this particular submit extraordinary.
    Excellent task!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui