Por Redação- Foto Arquivo OMS

Nesta quarta-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou a presença de norovírus em amostras humanas de fezes coletadas na Baixada Santista, região do litoral paulista. Um surto de virose afetou a área e contaminou turistas e moradores. Ainda não foi possível identificar a origem da contaminação.

O Instituto Adolfo Lutz, laboratório referência no estado, está analisando amostras de fezes colhidas no Guarujá e em Praia Grande. A doença apresenta sintomas como febre baixa, dor abdominal, vômito, náusea e diarreia. O corpo também pode apresentar dores musculares e cansaço. O norovírus é altamente contagioso e transmitido por via oral-fecal. Normalmente, os quadros dos infectados são leves, mas o norovírus exige atenção em grupos de risco como crianças e idosos.

A SES-SP informou que algumas formas de prevenção incluem evitar alimentos mal cozidos, mantê-los bem refrigerados e não tomar banho de mar nas 24 horas seguintes à ocorrência de chuvas. Outras recomendações incluem observar a higiene em estabelecimentos comerciais e evitar consumir gelo, “raspadinhas”, “sacolés”, sucos e água mineral de procedência desconhecida.