Por Heba Ayyad –  Foto: Michel Euler/ Reuters

Seis democracias ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos como a maior potência, esperaram 17 dias da guerra brutal travada pelo estado de ocupação israelense contra a Faixa de Gaza antes de emitirem uma declaração conjunta exigindo a adesão ao direito internacional. Também esperaram por mais de 5.000 mártires palestinos, incluindo mais de 2.360 crianças, além de 15.273 feridos, antes de apelar à proteção dos civis. Há ainda mais de 1.500 mártires sob os escombros, incluindo 830 crianças. Mas antes disso e daquilo, começaram a enfatizar o apoio absoluto ao Estado ocupante, Israel, e à sua guerra bárbara e não deixaram de vomitar o falso mito sobre o direito da entidade sionista à autodefesa.

Esta é a essência da declaração conjunta que o presidente dos EUA, Joe Biden, emitiu aos líderes da Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e Canadá durante consultas telefônicas, que criaram uma ocasião adicional para expor os falsos padrões que encobrem as posições dessas democracias, alegando defender os direitos humanos e o direito internacional, diante de um princípio universal muito simples que diz igualdade em direitos e deveres perante o direito internacional. Não é segredo para Biden e seus parceiros, o britânico Rishi Sunak, o alemão Olaf Scholz, o francês Emmanuel Macron, a italiana Giorgia Meloni e o canadense Justin Trudeau, que qualquer autodefesa só pode ser um direito igual para o assassino e a vítima ao mesmo tempo, e que é um direito regido pelo princípio da proporcionalidade e que o excesso o transforma em criminalidade, franca e aberta, regida pelas convenções de guerra alcançadas pela humanidade contemporânea.

Outro aspecto escandaloso da declaração das seis democracias é a conversa sobre a continuação da estreita coordenação diplomática, a fim de “alcançar uma solução política e atingir uma paz duradoura”. Benjamin Netanyahu subiu ao pódio da Assembleia Geral das Nações Unidas e apresentou um mapa do Oriente Médio completamente vazio? Da Palestina, ele não apenas pisoteou a opção da solução de dois Estados, à qual essas democracias declaram adesão, mas também procurou, em seu mapa, abolir completamente o nome “Palestina”. O que fizeram seus países durante as décadas de sucessivos governos israelenses que trabalharam para minar os Acordos de Oslo e desmantelar suas disposições, uma a uma, em favor de assentamentos, confisco de terras, anexação, muros de isolamento, discriminação racial e legislação de apartheid? Então, onde estavam eles quando o Ministro da Defesa israelense não sentiu qualquer constrangimento ao classificar os seres humanos palestinos como “animais selvagens”? Será que se lembraram desse declínio no pensamento e na linguagem quando alguns deles o abraçaram durante as visitas ofegantes dos “peregrinos” a Israel, o estado ocupante?

A declaração das seis democracias é a segunda consecutiva desde a “Inundação de Al-Aqsa”. Por um lado, a aceleração das mudanças na leitura da opinião pública mundial sobre a brutalidade israelense, por um lado, e a abordagem flagrante no tratamento dos crimes de Estado. A ocupação, com seu padrão de parcialidade cega e apoio máximo, por outro lado. Além das ondas crescentes de manifestações populares globais em apoio aos direitos palestinos e exigindo o fim dos crimes israelenses na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, há algo escondido na linguagem da própria declaração que indica que a maré de alinhamento por trás dos crimes de guerra israelenses atingiu o seu auge.