O Brasil registrou oficialmente nesta segunda-feira (20/12) 70 mortes ligadas à covid-19, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass). Com isso, o total de óbitos oficialmente identificados somam 617.873.

Também foram confirmados 2.094 novos casos da doença, elevando o total para 22.215.856 desde o começo da pandemia.

Os dados não incluem os números deste domingo de seis estados: Bahia, Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins, em razão de “indisponibilidade dos sistemas de informação do Ministério da Saúde”, segundo o Conselho.

Diversas autoridades e instituições de saúde alertam, contudo, que os números reais devem ser ainda maiores em razão da falta de testagem em larga escala e da subnotificação.

A média móvel de novas mortes (soma dos óbitos nos últimos sete dias e a divisão do resultado por sete) está em 142, e a média móvel de novos casos, em 3.415.

O Conass não divulga o número de recuperados. Segundo o Ministério da Saúde, 21.493.235 pacientes no Brasil haviam se recuperado da doença até esta segunda-feira.

Já a taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 294 no Brasil, a 11ª mais alta do mundo.

Em números absolutos, o Brasil é o segundo país do mundo com mais mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 807 mil óbitos, mas têm uma população bem maior. É ainda o terceiro país com mais casos confirmados, depois de EUA (51 milhões) e Índia (34,7 milhões).

Ao todo, mais de 275,2 milhões de pessoas contraíram oficialmente o coronavírus no mundo, e foram notificadas 5,35 milhões de mortes associadas à doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Fonte: Deutsche Welle (DW)