Por Redação – Foto Divulgação

Programação, organizada pela Embasa em parceria com a Sema e com o Inema, vai debater os impactos do fenômeno na segurança hídrica na Bahia

Os desafios e incertezas de um futuro impactado pelas alterações no clima e seus efeitos negativos nos recursos hídricos serão o foco das discussões durante a programação da Semana da Água 2024, realizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Na terça-feira (19), estudiosos do tema trarão uma análise detalhada da questão na Bahia e no Brasil. O evento acontece a partir das 9h, no auditório da Universidade Corporativa da Embasa, no Lucaia, e terá transmissão aberta ao público através do canal da empresa no YouTube, com acesso em: https://www.youtube.com/@embasaoficial2946

Entre os palestrantes, está o renomado cientista Carlos Nobre, membro do Membro do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) e autor de mais de 200 publicações científicas. Especialista em previsão do tempo, clima e sustentabilidade global, ele é reconhecido pele extensa pesquisa sobre os impactos do clima provenientes do desmatamento da Amazônia. Para regionalizar a discussão, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), parceiros da Embasa na realização do evento, vão apresentar os desafios e as formas de enfrentamento aos extremos climáticos, que já mudam a vida das pessoas.

Com a chegada do fenômeno El Niño, a Embasa vem, desde o segundo semestre do ano passado, reforçando a mensagem sobre a utilização responsável da água. “Nesse cenário de calor extremo e consequente aumento do consumo de água, nossa responsabilidade social em disseminar o uso consciente da água é cada vez maior. Além do monitoramento constante de nossos sistemas de abastecimento e de medidas operacionais para manter o fornecimento de água, precisamos de mais um aliado fundamental nesta batalha: o apoio da população para reservar água adequadamente e consumir o recurso com moderação”, aponta Leonardo Góes, presidente da Embasa.

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA 

Além das palestras, a programação da Semana da Água 2024 conta com uma extensa programação na capital e interior do estado, num esforço da empresa em ampliar a disseminação do conceito do uso racional da água. Além de Salvador, ações como corridas, caminhas, blitz educativas e visitas às estações de tratamento de água estão programadas para cidades como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Barreiras, dentre outras.