Por Redação – Foto Ascom/VC

Entre os dias 12 e 16 de junho, a Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), promove uma oficina de criatividade para jovens com idade entre 14 e 17 anos, que se interessem em entrar no mercado de trabalho e que estejam vinculados aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A oficina, que acontece no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (CIDCA), é realizada pela assistente social do CIEE-Bahia, Elizangela Ramos Raimundo, que atua no programa de aprendizagem do CIDCA, e tem por objetivo criar um espaço de criatividade e criação com foco no fomento das habilidades para contribuir na transformação da realidade social. “Nós pretendemos ampliar os horizontes destes jovens, com identificação de suas habilidades para que eles possam se reconhecer neste mundo do trabalho, porque não adianta a gente enviá-los para uma vaga, se eles não têm aptidão para aquela área”, explicou Elizangela.

Além da oficina, a parceria do CIEE com a Semdes para vagas de jovens aprendizes, também inclui o cadastro dos jovens participantes no CIEE. “O CIEE optou por contratar, nesta área, apenas jovens em situação de vulnerabilidade, daí essa parceria com a Prefeitura, porque a gente entende que é o melhor caminho para chegar nestes jovens que têm maior dificuldade de acessar o primeiro emprego, por conta de uma série de questões, como a falta de acesso ao computador”, esclarece Elizangela.

Para a supervisora do Acessuas Trabalho, Narriman Freitas, a parceria é muito importante para o município porque fortalece as ações do programa Acessuas, levando oportunidades de cursos e vagas disponíveis para os nossos jovens. “ A oficina também está trazendo mais informações sobre o trabalho seguro, além de reforçar a importância de estar na escola e concluir os estudos para alcançar seus objetivos”, comentou Narriman, que informou sobre a realização de oficinas sobre o mundo do trabalho em todas as unidades socioassistenciais e OSCs que ofertam serviços no âmbito do SUAS do município.

Participam da oficina jovens como Rebeca Alves, de 16 anos, e Riquelme Moreira, de 14 anos, que frequentam o Cras Pedrinhas, e que possuem grande expectativa de conquistarem o primeiro emprego como jovens aprendizes. “Eu já me sinto pronta para iniciar no mercado de trabalho e posso fazer qualquer coisa que a empresa oferecer, o que eu quero é começar a trabalhar”, falou Rebeca. Já Riquelme, que também está com a mesma vontade, afirma que a oficina será uma oportunidade para conhecer melhor o Programa Jovem Aprendiz. ”Acredito que a oficina já é um bom começo para conquistar essa vaga”, declarou Riquelme.