Fonte: Ascom/Uneb – Foto: Ane Lee (Reprodução)

A professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Daniela Galdino será homenageada na sétima edição do Seminário Memória e Imaginário nas Literaturas Brasileira e Africanas (Milba). A docente, agora, figura ao lado de outros expoentes da literatura como as escritoras Conceição Evaristo e Lívia Natália, que também já foram laureadas no evento.

Daniela receberá a honraria em virtude das suas contribuições artísticas para o fortalecimento da autoria de mulheres. A homenagem acontecerá no dia 24 de novembro, às 20h15, no Centro de Ensino de Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no município de Recife, em Pernambuco.

O seminário agrega discussões acerca das questões voltadas para o esteio da literatura de autoria de mulheres. Como acontece em todas as edições, a programação do evento é toda construída tendo a obra da escritora homenageada como alicerce. Desta vez, o tema será “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência”.

“Recebi a notícia dessa homenagem com muita alegria. Vejo como uma forma de romper fronteiras, de visibilizar a produção literária feita a partir da Bahia. Me sinto conectada a várias outras mulheres escritoras que estão, a duras penas, produzindo literatura nesse vasto território baiano e lutando para conferir visibilidade às suas produções literárias e aos seus escritos”, celebra Daniela Galdino.

Doutora em Estudos Étnicos e Africanos, mestra em Literatura e Diversidade Cultural e graduada em Letras, Daniela Galdino, atualmente, desempenha atividade como gestora da Gerência de Apoio à Cultura e às Ciências da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Uneb. A docente também coleciona em seu currículo o papel de performer.