O chefe do Comitê para Cooperação com a Coreia do Norte do Conselho da Federação da Rússia, Oleg Melnichenko, relatou à Sputnik o resultado de sua reunião com o embaixador da Coreia do Norte em Moscou.

Nesta terça-feira (28), o chefe do Comitê para Cooperação com a Coreia do Norte do Conselho da Federação da Rússia, Oleg Melnichenko, se reuniu com o embaixador da Coreia do Norte em Moscou para debater temas da agenda bilateral.

“Eu tive uma conversa com o embaixador da Coreia do Norte [em Moscou]. Se o líder norte-coreano estivesse com problemas de saúde, ele com certeza teria nos informado. Como isso não foi feito, nós estamos certos de que está tudo bem com Kim Jong-un”, disse Oleg Melnichenko à Sputnik.

Os membros do comitê russo planejam visitar a Coreia do Norte assim que a situação com a COVID-19 permitir, acrescentou Melnichenko.

“Caso a situação com o novo coronavírus não permita que realizemos a visita agora, iremos realizá-la assim que as condições melhorarem”, acrescentou.

Mais cedo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que o Executivo russo “não tem informações oficiais” sobre o estado de saúde do líder norte-coreano.

Na semana passada, o jornal sul-coreano especializado em notícias sobre a Coreia do Norte, Daily NK, reportou que Kim Jong-un, de 36 anos, estaria enfrentando complicações após ser submetido a uma cirurgia cardiovascular.

Sputnik