O município de Sento Sé, norte da Bahia, teve um saldo positivo na geração de empregos em fevereiro deste ano. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 28 pessoas conseguiram uma colocação com carteira assinada no período. Os números apontam que o município contratou 28 trabalhadores e demitiu 26, resultando em um saldo positivo de 2 empregos gerados. Apesar do número modesto, é uma boa notícia para os moradores de Sento Sé, que sofrem com a falta de oportunidades de trabalho na região.

No entanto, uma análise mais detalhada dos dados mostra que Sento Sé é o município que menos contrata trabalhadores no Vale do São Francisco. Do perfil dos demitidos, a maioria tinha ensino médio completo com faixa etária dos 30 aos 39 anos. Isso significa que, apesar do saldo positivo em fevereiro, ainda há muito a ser feito para melhorar a situação do emprego na região, principalmente em Sento Sé. De acordo com Caged,  Casa Nova teve um saldo positivo de 586 empregos gerados em fevereiro deste ano, enquanto Remanso teve um saldo de 37 novos empregos, seguido por Sobradinho com 78 contratações e Pilão Arcado com 4 novos empregos gerados.

É importante ressaltar que esses números são apenas uma fotografia momentânea da situação e que cada município pode ter variações significativas em outros períodos, assim como suas particularidades e desafios específicos, que podem influenciar a geração de empregos e o desenvolvimento econômico. A geração de empregos é um desafio para muitos municípios brasileiros, no entanto, é fundamental que as autoridades e a sociedade civil trabalhem juntas para superar essa dificuldade e oferecer oportunidades dignas de trabalho para todos.

Da Redação – Sento Sé Notícias