Pedreira em Serrinha – Foto Divulgação 

Furto de energia ocorria há pelo menos cinco anos. Proprietário será ouvido na delegacia do município

Uma operação de combate ao furto de energia elétrica foi realizada, nesta quarta-feira (29), pela Polícia Civil, com o apoio da Coelba, no município de Serrinha. A Polícia Civil e técnicos da distribuidora encontraram no local um transformador clandestino, utilizado para desviar a energia da rede da Coelba e abastecer irregularmente a Pedreira. A energia recuperada é suficiente para abastecer o município de Araci, que possui cerca de 55 mil habitantes, durante um mês.

O desvio vinha ocorrendo há pelo menos cinco anos. O proprietário do local será intimado para depor na delegacia de Serrinha e vai responder criminalmente. O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

Como denunciar  

Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantém um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 116 ou o site www.coelba.com.br.

Ascom/Coelba