SESI Bahia participa de seminário de educação e competição internacionais de robótica no Rio

Foto: Gilberto Jr | Sistema FIEB

SESI Bahia leva case da iniciação científica para seminário que debate inovação e pensamento crítico na Educação e estreia em torneio de robôs pesados

Trabalhar o pensamento crítico aliado à educação tecnológica e à inovação, como possibilidade de imaginar futuros possíveis, é um dos grandes desafios da educação hoje. O tema norteia o Seminário Internacional SESI de Educação: Pensamento Crítico e Inovação, parceria do Serviço Social da Indústria (SESI) com o Canal Futura, que reúne educadores, especialistas e gestores para debater e compartilhar boas práticas, nesta quinta-feira, 4 de agosto, a partir das 14h, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. O evento faz parte do Festival Internacional SESI de Robótica 2022 e pode ser acompanhado pelo You Tube, com inscrições gratuitas.

A Bahia está sendo representada pelo gerente de Educação Científica e Tecnológica da Rede SESI Bahia, Fernando Moutinho, que participará do seminário ao lado da estudante Ana Luiza Nogueira Oshiro de 17 anos, aluna de iniciação científica do terceiro ano do ensino médio, na Escola SESI Ignês Pitta de Almeida, de Barreiras. A estudante tem um histórico de reconhecimento em eventos de iniciação científica nacionais e internacionais.

Estreia na Robótica pesada

A partir desta sexta-feira, 5.8, será a vez dos estudantes do SESI Bahia participarem do primeiro torneio Off-Season FRC do Brasil, na categoria FIRST Robotics Competition (FRC), modalidade que está estreando no Brasil. A Bahia será representada pela equipe de robótica, Hydra, da Escola SESI Djalma Pessoa, de Salvador. A equipe vai competir com outras 28 equipes de vários Estados com robôs de porte industrial, de até 55kg e 1,5 metros.

Eles vão participar do 1º Festival Internacional de Robótica do Brasil, que começa vai até domingo, no Píer Mauá, Rio de Janeiro, e é aberto ao público. Além do torneio Off-Season FRC do Brasil, o Festival Internacional também reúne competições tradicionais da categoria FIRST LEGO League Challenge (FLL), com robôs LEGO, competindo em tapetes.

Entenda como funcionam os desafios de cada categoria do internacional: confira guia para entender o’beabá das competições de FLL e FRC.

 

 

Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Sistema FIEB