Por BHAZ – Foto: Reprodução
Em 2020, o livreiro Odilon Tavares teve parte do acervo de seu sebo consumido por um incêndio. As obras ficavam a céu aberto, na esquina da avenida do Contorno com rua Grão Mogol, na Zona Sul de BH. Depois de três anos, e de muita solidariedade, ‘seu Odilon’ conseguiu realizar o sonho de montar um sebo itinerante em um ônibus que conta com mais de 30 mil livros.
Odilon conta que levou o ônibus ontem (10) para o mesmo endereço do antigo sebo. A transformação do coletivo em “biblioteca” só foi possível graças à mobilização de doadores. Ao todo, a vaquinha criada para arrecadar fundos juntou mais de R$ 180 mil, dos quais R$ 100 mil foram para o veículo em si.
“O apoio recebido foi total, as pessoas me apoiaram grandiosamente, graças a Deus. O ônibus já está rodando, mas precisa de uns ajustes. Parei ele ontem perto da banca e as pessoas já estão curiosas, já que chama atenção”, diz seu Odilon, que começou a juntar livros que encontrava enquanto procurava materiais recicláveis.
Além de fonte de renda, o sebo criado por Odilon também democratiza o acesso à leitura, coisa que ele próprio não teve tanto quando jovem. Prestes a completar 61 anos, ele faz aniversário em 25 de dezembro, o sebo itinerante é, sem dúvidas, um presentão.
“Eu sei que a importância da leitura é muito grande, mas eu não leio tanto não. É um trabalho que eu ganho dinheiro com ele, mas não faço só visando dinheiro. Sem dor nenhuma no coração, digo que é coisa de Deus”, diz o livreiro.
O ônibus do sebo itinerante deve ficar estacionado no local por cerca de um mês. De lá, a ideia é ganhar o Brasil. Seu Odilon conta que recebeu convite para levar o veículo até Mariana e que a cidade da região Central de Minas Gerais pode ser o primeiro destino dele.