Quais exames essenciais para investigação da infertilidade? O novo coronavírus afeta óvulos e espermatozoides? Quais as orientações para tentantes?  Varicocele e infertilidade masculina, quando o homem deve operar? O que indica uma reserva ovariana em declínio? Quando os miomas uterinos dificultam a gravidez? Endometriose na mulher infértil, quando a cirurgia é essencial e quando a FIV (Fertilização in Vitro) é a primeira opção? Aspectos nutricionais e comportamentais no tratamento do casal infértil; infecções que podem afetar a fertilidade; e a vacinação para COVID-19 na gestante. Esses e muitos outros temas atuais e relevantes para a Reprodução Humana serão abordados por especialistas brasileiros de renome durante o XIX Simpósio Nacional de Reprodução Humana, presidido pelo médico baiano Joaquim Lopes. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia (Sogiba), acontece nos dias 17 e 18 de setembro, e pela primeira vez será totalmente on-line. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo https://eventos.congresse.me/xixsrh

Dentro da programação do evento, no dia 18, será apresentado o “Painel Cenafert: O côncavo e o convexo em reprodução humana”, quando vão ser discutidas questões como congelamento de óvulos, quando indicar a Fertilização in Vitro, como investigar e tratar mulheres com abortamentos repetidos e novas configurações familiares e o reproduzir, “A família hoje é plural e diversa e a reprodução assistida tem um papel fundamental para a constituição desses novos modelos familiares”, comenta Joaquim Lopes, presidente do Simpósio e especialista em medicina reprodutiva.

Fórum aberto ao público

Além da programação cientifica, voltada para especialistas da área de reprodução humana, o XIX Simpósio Nacional de Reprodução Humana contará com um fórum inédito na sua programação. O Fórum “Quero ter meu bebê” vai reunir pessoas que estão tentando ter filhos e especialistas da área de medicina reprodutiva. Coordenado pelos médicos Joaquim Lopes (BA), Nilka Donadio (SP) e Vinicius Medina Lopes (DF), o fórum vai acontecer no próximo dia 17 de setembro, das 19 às 21 horas. O objetivo é esclarecer as frequentes dúvidas e questionamentos que as mulheres e homens que estão tentando ter filhos costumam ter. As inscrições são gratuitas e  podem ser feitas no https://eventos.congresse.me/xixsrh

Por que a gravidez não vem? Quais exames fazer para diagnosticar infertilidade? Qual o tratamento mais indicado para uma mulher com endometriose conseguir engravidar? Até que idade é possível congelar os óvulos? Essas e outras perguntas vão ser discutidas durante o fórum. Dentre os especialistas em Reprodução Humana, que vão apresentar os temas, estão Gérsia Viana (BA), João Pedro Junqueira Caetano (MG) e Eduardo Motta (SP).

“As pessoas que estão tentando ter filhos têm muitas dúvidas, que geram aflições, e o nosso objetivo é levar informação qualificada para essas pessoas”, afirma o médico Joaquim Lopes, coordenador do fórum.

As pessoas interessadas que se inscreverem no evento poderão enviar perguntas como mensagem para o instagram @cenafert. As perguntas selecionadas serão respondidas por especialistas durante o fórum ao vivo ou diretamente para o participante no privado.

Por Carol Campos