Por Redação – Fotos Lenison Nascimento

Na manhã desta sexta-feira (13), o Sindicato dos Borracheiros de Camaçari, Salvador e Região Metropolitana (Sindborracha) realizou uma assembleia na porta da fábrica da Continental Pneus em resposta às aproximadamente 40 demissões repentinas ocorridas na última quinta-feira (12).

Durante a assembleia, o presidente Josué Pereira comunicou que foram pegos de surpresa e assim que souberam das demissões buscou contato junto à empresa para entender as motivações. “Nós sentamos para conversar com a empresa e ela explicou que está com o estoque acima de 100% e o armazém está lotado de pneus, que não tem condições de segurar mais a quantidade de trabalhadores, e que iria demitir mais de 100 colaboradores”.

Ainda segundo o presidente do Sindborracha, após negociação a empresa suspendeu parte das demissões e se comprometeu a manter o ticket de alimentação até o mês de dezembro, o plano de saúde até o fim do aviso prévio, além do pagamento de Participação de Lucros e Resultados (PLR) integral para os que foram demitidos.

De acordo com o sindicato, a dificuldade da empresa em escoar a produção e que gerou essas demissões é fruto do alto índice de importação de pneus da China que vem dominando o mercado interno e impactando diretamente a produção das fábricas instaladas no país.

Diretoria do Sindborracha

Alinhada com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), a entidade sindical acredita que o aumento do Imposto de Importação incidente sobre pneus, de 16% para 35%, pode solucionar o problema, garantindo os empregos e a competitividade no setor. Mas para isto, a medida precisa ser aprovada no Congresso Nacional.