A instalação de um sistema de energia solar deve gerar economia de cerca de R$30 mil anuais ao Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação (APPI), que representa cinco municípios da região sul da Bahia: Canavieiras, Itacaré, Una, Uruçuca e Ilhéus. O sistema foi instalado na sede do sindicato em Ilhéus e a direção da entidade quer transformar a ação em uma iniciativa estadual. Segundo a direção, essa é uma iniciativa que abre alas para as comemorações de aniversário do sindicato, que completa 42 anos de luta no dia 25 de agosto.

“É o compromisso do sindicato de fazer o debate sobre a questão ambiental a partir do uso de energia limpa e renovável. Esse projeto de instalação do sistema solar foi executado pela empresa OTL Engenharia e Serviços. São 37 módulos de 440w que vão gerar uma economia anual de aproximadamente R$30 mil”, descreve o secretário de Finanças do APPI, Josimar Ferreira. De acordo com o sindicalista, a ideia demonstra o compromisso e a transparência da direção do sindicato com o recurso da categoria.

Para o presidente da entidade, Osman Nogueira, a ideia também perpassa pela ampliação do atendimento, mas ao mesmo tempo, ampliação da atuação do sindicato em todas as áreas sociais. “Esse é um grande presente que abre alas para as comemorações de aniversário do sindicato, 42 anos de luta, que completamos no dia 25 de agosto. Vamos continuar com ações para alcançarmos ainda mais autonomia e ajudar no desenvolvimento da educação em todos os municípios que atuamos”, completa Nogueira.

Ascom do deputado federal Valmir Assunção