Por Redação – Foto Divulgação

A Defesa Civil de Salvador (Codesal), em conformidade com o protocolo do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC), ativou as 14 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em áreas de risco prioritárias. As sirenes são acionadas em caso de chuvas intensas, superiores a 150 mm em um período de 72 horas.

As localidades afetadas são: Mamede, Bom Juá, Irmã Dulce, Mangabeira 1, Mangabeira 2, Calabetão, Vila Picasso, Creche, Moscou, Voluntários da Pátria, Baixa do Cacau, Bosque Real e Olaria.

Os moradores dessas comunidades foram encaminhados para uma unidade de acolhimento situada em uma escola do município, onde permanecerão abrigados até que o risco seja dissipado.

“As pessoas devem permanecer vigilantes, saindo de suas residências ao menor sinal de perigo e buscando refúgio em locais seguros, mesmo que a intensidade da chuva diminua. O solo continua bastante encharcado, aumentando o risco de deslizamentos”, alerta o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Acúmulos de chuva

Nos primeiros sete dias de abril, o segundo mês mais chuvoso na capital baiana, alguns bairros de Salvador já registraram volumes de chuva significativos, ultrapassando a média histórica para o mês inteiro – 284,9mm. Entre esses bairros, estão Liberdade Vila Sabia (308mm), Calçada (306,6mm), Pituba – Parque da Cidade (293,8mm) e Bom Juá (291,8mm).