A cadeia produtiva da Fruticultura do município de Sobradinho, Território de Identidade Sertão do São Francisco, vai receber novos investimentos do Governo Estado. Nesta segunda-feira (11), foi assinado convênio, no valor de R$ 2,1 milhão, para a construção de uma unidade de beneficiamento de frutas na zona rural do município, que beneficiará 275 famílias.

O convênio foi firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), e a Cooperativa Vale Agroinsdustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso).

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, afirmou que esse é um grande investimento na região: “Queremos ver essa unidade funcionando e gerando renda para as famílias de todo o entorno. É um projeto econômico e queremos ver dinheiro no bolso do povo”.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, informou que os cooperados integram as doze associações criadas a partir do Programa Crédito Fundiário: “A implantação de uma agroindústria para a produção de polpas de fruta congelada e concentrado líquido para refresco é uma alternativa que vai gerar inúmeras vantagens e benefícios para esses agricultores”.

O presidente da cooperativa, Josivan Santos, conta que hoje os agricultores vendem seus produtos para outras indústrias: “A unidade de beneficiamento própria vai gerar mais renda, 60 empregos diretos e 500 indiretos na cadeia produtiva da fruticultura. Vamos agregar mais valor à produção de frutas como manga, acerola e goiaba”.

Fonte: Ascom/ SDR