Na manhã do último sábado (28), foram entregues 50 tatames à sede do jiu-jitsu paradesportivo, localizada no bairro de Sussuarana, em Salvador. A doação foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), durante visita do diretor geral da Sudesb, Vicente Neto.

A doação foi uma homenagem antecipada ao Dia Nacional das Artes Marciais, comemorado hoje (30), com objetivo de incentivar a modalidade e fortalecer a prática do esporte entre pessoas com deficiência. O jiu-jitsu paradesportivo da Bahia é responsável por gerar muitos talentos, como o campeão mundial Igor Nogueira, atleta apoiado pelo programa FazAtleta, da Sudesb, em 2019.

O projeto do Centro de Boxe da Bahia está em processo de adaptação ao novo espaço, localizado no Largo de Roma, na Cidade Baixa. A mudança de local deu-se a partir do parecer desfavorável do Iphan à área inicialmente projetada, na Av. Luiz Tarquínio, por estar localizada ao lado do centenário prédio do Abrigo D. Pedro II.

Com a necessidade de redequação, o Governo do Estado decidiu incorporar outras modalidades de artes marciais – boxe, karatê, jiu-jitsu e judô – e apoiar ou mesmo abrir núcleos para aulas de iniciação esportiva em bairros distintos da capital (Largo de Roma/Cidade Baixa, Cajazeiras, Brotas, São Caetano, Pau Miúdo, Cidade Nova), um projeto piloto no município de Santo Antônio de Jesus (Recôncavo baiano), além de um núcleo em Lauro de Freitas.

Outra definição importante para artes marciais foi garantir que o então prédio que até recentemente abrigou o Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, seja o espaço principal para receber competições estaduais, nacionais e internacionais destas e de muitas modalidades esportivas, consolidando a característica multiuso já testada da arena.

Fonte: Ascom/ Sudesb