A morte do trabalhador terceirizado da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Rafael dos Santos, de 52 anos, surpreendeu o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) nesta quarta-feira (8). Colegas de trabalho há 25 anos, Suíca e Rafael atuaram juntos na luta por direitos da categoria que representa na Câmara, a dos trabalhadores de limpeza urbana. A direção do SindilimpBA, que defende os garis e margaridas, também emitiu pesar e cobrou rigorosa investigação do caso. Rafael foi baleado em um assalto na Baixa de Quintas, na última terça-feira (7), e morreu hoje no Hospital Geral do Estado (HGE), onde estava internado.

“Não tem nada que macule a imagem dele e o nosso mandato sente muito essa perda. Somos amigos há 25 anos e tenho maior carinho e respeito pelo trabalho que Rafael fazia em Salvador, sempre na proteção e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras. É um momento de muita dor e de pesar para amigos e familiares. Infelizmente nossa cidade está, cada vez mais, violenta. É lamentável que tenhamos que conviver com tamanha insegurança. Meus sentimentos à toda categoria. Mais um crime bárbaro. Ele foi alvejado por cinco disparos. A suspeita é de tentativa de assalto, mas a polícia deve investigar e concluir se foi ou não”, descreve Suíca.

A coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello, diz que “a categoria sente muito” e que “é uma perda enorme para todos do sindicato”. Ela pede investigação rigorosa para o caso. “Nós do SindilimpBA pedimos que a investigação seja célere e que possamos descobrir o que aconteceu. Rafael, mesmo baleado, conseguiu dirigir até a Baixa dos Sapateiros, onde pediu ajuda e foi atendido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência [Samu], depois foi levado ao hospital geral, e faleceu hoje. De acordo com informações que recebemos, o caso foi registrado pela Polícia Civil e será investigado pela delegacia dos Barris”, aponta Ana.

Ascom do vereador Luiz Carlos Suíca