Suíca quer ampliar representação dos garis e margaridas no Brasil, na Bahia e em Salvador

Foto: Divulgação

Durante a sessão especial em homenagem aos trabalhadores de limpeza urbana, o vereador de Salvador e representante da categoria na Bahia defendeu a ampliação da representatividade dos garis e margaridas em todas as esferas públicas. Celebrado em 16 de maio, o Dia do Gari e das Margaridas foi marcado nesta sexta-feira (14) com o encontro virtual que reuniu membros do SindilimpBA, políticos, empresários, lideranças de diferentes bairros da capital e profissionais que atuam diariamente na limpeza das cidades. “A sessão foi fundamental para que pudéssemos chegar a um consenso: o trabalhador e a trabalhadora de limpeza urbana precisam ser mais valorizados pela sociedade e pelo poder público. Nossa representação na Câmara levou a categoria a conquistas e inúmeros benefícios, o último deles a inclusão no plano de vacinação contra a covid-19, mas precisamos avançar mais”, aponta Suíca.

De acordo com a coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello, foi a partir da representação política do vereador Suíca, em Salvador, que a luta do sindicato e dos profissionais se estendeu por toda a Bahia. “Os garis e margaridas são verdadeiros heróis. Em 2001, fui convidada para ingressar nessa equipe do sindicato e, ao longo do tempo, temos construído importantes direitos. O que mais construímos, além dos benefícios, foi a visibilidade que a categoria vem tendo. São reconhecidos hoje, a população enxerga a grandiosidade dos profissionais em proporcionar saúde para todos. E essa representação precisa aumentar, esse reconhecimento precisa ser constante. Por isso, defendemos Suíca para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia [Alba] e, junto com o deputado federal Jorge Solla, ampliar essa representação da categoria no país”, defende Ana.

A sessão em homenagem aos profissionais teve intervenções artísticas e debates importantes. Como a fala do presidente da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), Omar Gordilho, que agradeceu aos representantes e defensores da categoria pela atuação por direitos e benefícios. “Essa luta da vacina, por exemplo, é uma grande conquista, uma vitória alcançada pelo vereador Suíca, e nossa luta continua para vacinar todos”. Além disso, Gordilho destacou os progressos no plano de imunização para garis e margaridas, apesar dos atrasos do governo federal. Já o representante do Sindicato Patronal, Fábio Andrade, destacou a importância da imunização para os trabalhadores que se mantêm na linha de frente durante a pandemia. “Se somos essenciais na execução dos serviços, precisamos ser essenciais no grupo como prioridade na vacina”.

Ascom do Vereador Luiz Carlos Suíca

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui