Descontos no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para pessoas física e jurídica que comprovem vacinação completa de moradores ou funcionários do estabelecimento comercial em Salvador. Esse é o novo projeto de indicação do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) protocolado na Câmara neste mês de agosto. O intuito da proposta é incentivar a vacinação contra a covid-19 e estabelecer meios para manter os contribuintes adimplentes com o imposto pago mensalmente.

Dados da prefeitura de Salvador apontam que 125 mil pessoas ainda não foram tomar a primeira dose e apenas 40% da população soteropolitana estão totalmente imunizados. Para o edil, a vacinação é o principal meio de conter o avanço da covid-19, além de manter as medidas preventivas. “É um vírus que, a cada dia, tenta driblar nosso sistema imune. Se permitirmos a circulação dele sem nos vacinar, sem nos proteger com uso de máscara e sem evitar aglomerações ficará impossível erradicar essa doença”, frisa Suíca.

Sendo aprovado, o desconto no IPTU está previsto para os anos de 2022 e 2023. “Como vereador é um dever buscar alternativas de manter a população vacinada. A proposta incentiva uma família ou uma empresa inteira a se vacinar. Hoje, temos 50 mil jovens entre 18 e 21 anos que estão resistentes. Isso é preocupante, pois é o grupo que mais se aglomera e que não teme por sua vida ou a de seus familiares”, completa o edil.

Ascom do vereador Luiz Carlos Suíca