Prefeitura de Salvador
Início Municípios Sul da Bahia: 46 anos do campus da Uesc

Sul da Bahia: 46 anos do campus da Uesc

O , completa, hoje, quarenta e seis anos. À história da Universidade se somam nomes indeléveis, pioneiros na implantação do Ensino Superior na Região Sul da Bahia, responsáveis pelo seu desenvolvimento, junto aos demais que aqui foram se integrando.

Em 1973 foi criada a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna – FESPI, antecessora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. A CEPLAC foi o seu grande alicerce, construindo as primeiras edificações. Era a força da Região Cacaueira dando os passos na direção da formação acadêmica, para os seus e para os que aqui chegavam!

Como resultado das lutas e da pressão política, em 05 de novembro de 1991, dia em que se homenageia a cultura, foi instituída a UESC, agora formando o quadro das instituições de ensino superior do Estado da Bahia.

 

Alessandro Sanatana e Mauricio Moreau.

Alessandro Sanatana e Mauricio Moreau.

Hoje, a UESC, pujante na universalidade do conhecimento, orgulha-se da sua comunidade acadêmica, professores, técnicos-administrativos e estudantes, que desempenham um trabalho valoroso em benefício da sociedade regional, com inserção nacional e internacional.

No aniversário do seu Campus, hoje vazio frente aos desafios do isolamento e do distanciamento social decorrentes da pandemia do COVID-19, a UESC precisou se reinventar em um momento singular de sua história para, mais uma vez, incorporar-se à comunidade regional no enfrentamento das grandes questões do hoje e do amanhã.

O futuro nos aponta desafios cada vez mais crescentes, uma vez que o mundo está experimentando alterações sem precedentes, com tecnologias emergentes, intercâmbios científicos, diversidades culturais, novos modelos econômicos e complexidades políticas que determinam uma nova Era na Educação.
Trabalharemos todos juntos para que as novas conquistas se efetivem com conhecimento, competência e inovação, através do ensino, da pesquisa e da extensão, em uma Universidade cada vez mais democrática, diversa, inclusiva e humanizada. Hoje, nos sentimos honrados do nosso passado, orgulhosos do presente e construindo o nosso futuro! Viva nossa UESC!

Alessandro Fernandes de Santana
Reitor

Maurício Santana Moreau
Vice-reitor