Por Jesus Souza e Morgana Montalvão – Foto Jesus Souza
O superintendente estadual do Banco do Nordeste (BNB), Pedro Lima Neto, conversou com Notícias da Bahia, nesta segunda-feira (16), sobre o sucesso do Programa Agromamigo, destinado à agricultura familiar, na 33ª edição da Fenagro, realizada de 29 de novembro a 8 de dezembro deste ano, no Parque de Exposições de Salvador.
Essa edição é a primeira após a pandemia e movimentou R$ 120 milhões em negócios. O evento reuniu produtores, criadores, expositores e visitantes em um ambiente de negócios e celebração da cultura e do agronegócio do estado.
O Programa Agroamigo tem o objetivo de melhorar o perfil social e econômico das famílias do campo, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), estimulando a geração de renda e aprimorando o uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas, aplicando-se a metodologia do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).
A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp.
“A gente está bastante contente com o retorno da Fenagro, uma vez que a gente apoia desde quando ela nasceu. A gente atuou de forma bastante otimista, na casa dos 50 milhões em atuação, mas o mais importante do retorno da Fenagro, é porque, a Bahia hoje, a gente se apoia em torno de 150 mil operações. Este ano, esperamos chegar nos 170 mil com a agricultura familiar. A Bahia é o principal Estado de agricultura familiar do Brasil. A gente tem hoje em torno de 650 mil unidades familiares, então, apesar de a gente estar apoiando em 2024 em torno de 160 mil, a gente ainda tem muito a expandir. Um evento como a Fenagro mostra um pouco a atuação do banco e a gente consegue chegar a mais pessoas”, disse.