Por Redação – Foto Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil prendeu um dos suspeitos de participar do “Golpe do PIX”, esquema que desviava doações destinadas a pessoas vulneráveis com reportagens que eram veiculadas no telejornal “Balanço Geral”, da Record Bahia. A prisão preventiva havia sido decretada na quarta-feita (18).

Segundo a corporação, Carlos Eduardo do Sacramento Marques Santiago de Jesus foi encontrado no bairro do Cabula e levado para o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic). Thais Pacheco da Costa também teve o mandado de prisão decretado, mas ainda não foi presa.

Os dois são acusados de atuarem como operadores no esquema de desvio de dinheiro. De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), o apresentador da TV Aratu, Marcelo Castro, e o ex-editor-chefe do “Balanço Geral”, Jamerson Oliveira, eram os líderes do grupo. Eles não tiveram prisões decretadas.

De acordo com o delegado Adriano Moreira, Carlos Eduardo era um dos titulares das contas correntes em que eram depositadas as quantias em dinheiro.

A decisão judicial revela que o mandado de prisão contra Carlos Eduardo e Thais foi motivado por conta da “periculosidade” dos dois acusados e por entender que “a fuga do distrito da culpa é fundamento válido à segregação cautelar”.

“Como o processo se encontra em fase judicial, nós iremos proceder com as medidas de praxe, dentre elas a realização do exame de corpo e delito, a remessa dele para a Polinter, onde ficará custodiado, e aí o processo tramitará da forma que todo processo ocorre”, afirmou ao G1 o delegado Thomas Galdino.