Teerã envia avançados sistemas de defesa antiaérea à Síria para desafiar Israel, diz mídia

© AP Photo / Agência de Notícias Fars

O Irã iniciou a implantação de avançadas baterias de mísseis antiaéreos na região, incluindo na Síria, onde os caças israelenses conduzem frequentemente ataques.

De acordo com o jornal The Jerusalem Post, a ação iraniana seria uma tentativa de desafiar os caças da Força Aérea israelense.

Israel já lançou centenas de ataques na Síria em uma tentativa de frustrar o fortalecimento iraniano e o contrabando de armas avançadas para o Hezbollah na Síria e no Líbano, e em países como o Iraque e mais além, como parte de sua campanha entre guerras contra o Irã, segundo fontes citadas pelo jornal.

Desta forma, em uma tentativa de desafiar os caças israelenses, o Irã reposicionou suas baterias de mísseis antiaéreos, separando seus radares no terreno dos lançadores de mísseis, fazendo com que mais caças israelenses tenham de fazer parte de qualquer possível operação contra o programa nuclear do país.

Além disso, os oficiais israelenses identificaram um aumento na quantidade de drones iranianos utilizados pelo Hezbollah, Hamas e outros grupos terroristas.

Fonte: Sputnik Brasil