Por Redação – Foto REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa

 

 

O grupo Hamas liberou 12 reféns no quinto dia da trégua com Israel, incluindo 10 israelenses e 2 tailandeses, nesta terça-feira (28). 30 presos palestinos foram soltos da penitenciária de Ofer, sendo 15 mulheres e 15 menores de idade, direcionados para a Cisjordânia.

O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, um extremista, pediu retaliação ao primeiro-ministro Binyamin Netanyahu, alegando uma suposta violação do cessar-fogo devido à explosão de três dispositivos e troca de tiros no norte de Gaza. O Hamas responsabiliza Israel pelo incidente, sem causar feridos.

A suspeita de que alguns sequestrados em Gaza não estejam sob o controle do Hamas adiciona tensão, conforme afirmou Mohamed al-Thani, primeiro-ministro do Catar, mediador do cessar-fogo. O chanceler do Catar, Majed al-Ansari, declarou que a extensão da trégua dependerá da capacidade contínua do Hamas de liberar pelo menos 10 reféns diariamente, cumprindo uma cláusula do acordo que, em cinco dias, já resultou na troca de 81 reféns.