Por Redação – Foto Reprodução
As terapias integrativas vêm tendo mais espaço no cenário de saúde, oferecendo uma abordagem que vai além do tratamento convencional, integrando aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. Estas práticas, que incluem técnicas como musicoterapia, meditação, Reik e acupuntura, são utilizadas tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças como depressão, ansiedade e insônia, além de promoverem uma melhor qualidade de vida a longo prazo.
A psicopedagoga, psicanalista e terapeuta integrativa, Carine Souto, contou a experiência com essas práticas. Ela explicou como essas terapias atuam no ser humano de forma completa, ajudando a regular o corpo e a mente, prevenindo problemas como estresse, insônia e dores físicas.
Além de detalhar os benefícios e aplicações das terapias integrativas, Carine destacou a importância dessas técnicas no desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças e adultos, especialmente no tratamento de transtornos do espectro autista e ansiedade. “Essas práticas nos ensinam, primeiramente, a cuidarmos de nós mesmos, promovendo uma vida mais equilibrada e saudável”, falou Carine.