A alegoria mais famosa do século XX, Fazenda dos animais, ganha edição com material exclusivo em janeiro de 2022, pela Tordesilhas Livros. Em domínio público desde 1º de janeiro de 2021, ano que se completou 71 anos da morte do autor britânico George Orwell, um dos maiores escritores da literatura mundial, a edição conta com posfácio de Rita von Hunty, apresentadora do canal Tempero Drag, no YouTube, com mais de 900 mil inscritos.

O projeto gráfico do livro é o mesmo de 1984, lançado pela editora em março deste ano. Para Fazenda dos animais, além de assinar a arte do box personalizado, Andy Gregg também escreveu uma nota sobre o processo de criação, revelando detalhes e elementos que compõem a arte e fazem referência à história.

“Para manter o estilo da capa de 1984 que havíamos criado, escolhi o preto, além de uma cor fluorescente e um pastel – especificamente um verde vibrante e um rosa suave. Nesta arte, o verde resgata a cor da bandeira usada como símbolo do levante animal. O rosa, por sua vez, faz referência aos porcos – líderes da rebelião e governantes da Fazenda dos Animais.”

Com tradução de Fernanda Cosenza, a narrativa satírica acompanha a revolta dos animais da Fazenda Palacete contra as explorações e a tirania dos humanos. Gradativamente, a revolução que nasce com o objetivo de estabelecer um contexto mais igualitário, também possibilita a implantação e consolidação de um sistema muito diferente do que era imaginado.

Publicado originalmente em 1945, a obra é uma crítica aos eventos históricos que aconteceram na Rússia, no início do século XX, e culminaram no surgimento da União Soviética. Declaradamente pró-socialista, Orwell viu seu trabalho ser utilizado como arma ideológica durante a Guerra Fria.

Em meados de 1960, quando a obra chegou ao Brasil, o título foi adaptado para A revolução dos bichos, reforçando a visão de propaganda anticomunista adotada internacionalmente. A edição da Tordesilhas Livros traz o título mais próximo do original, Animal farm.

Sobre a obra:

Quando o sr. Jones, da Fazenda Palacete, sofre um golpe articulado pelos animais e é expulso de suas terras, o futuro pós-rebelião parece promissor e igualitário para porcos, cachorros, cavalos, ovelhas, vacas e galinhas. Mas os porcos Napoleão e Bola de Neve estão dispostos a aproveitar o vácuo de poder e assumir a liderança da fazenda. Aos poucos, a briga pelo controle começa a levantar a questão: o que, afinal, diferencia animais de humanos?

 

 

Sobre a Tordesilhas Livros:

Dedicada à literatura, a Tordesilhas se compromete com a diversidade ao revisitar com originalidade autores consagrados, revelar obras de tradições pouco conhecidas, descobrir o novo em passados remotos e selecionar na criação de hoje o que está fadado à perenidade. Ao mesmo tempo, persegue o apuro na produção dos livros, nossa marca registrada. Com edição rigorosa, tradutores renomados e design gráfico elegante e funcional, buscamos tornar a leitura uma experiência única.

Através de cuidadosa curadoria editorial, a Tordesilhas explora o melhor de cada um dos livros publicados, sempre em busca de talentos que possam dialogar com um público amplo sem perder a qualidade narrativa. Além dos clássicos, revisitados com criatividade, publicamos romances, biografias, contos, memórias, teatros e livros de fotografia. Também estão no radar da Tordesilhas escritores nacionais e internacionais que investiguem temas contemporâneos, capazes de nos ajudar a compreender mutações aceleradas do século XXI.