Por Redação – Foto Reprodução
Nesta segunda-feira (29), na Serra Dona Francisca, em Joinville, no norte de Santa Catarina, um caminhão perdeu o controle, tombou e acabou derramando ácido que formou uma espuma branca e tóxica no rio Cubatão que fornece água da cidade. A prefeitura de Joinville, decretou estado de emergência por conta do acidente.
O caso aconteceu no km 14 da rodovia estadual SC-418. O motorista sofreu ferimentos leve e a via foi interditada por tempo indeterminado. A Policia Militar Ambiental de Joinville foi acionada e a Policia Civil informou que abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do vazamento do ácido no rio.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRE), a carga levada pelo caminhão, era ácido sulfônico ONU 2586, altamente perigosa, e atingiu o rio Cubatão que passa pela região. A Estação de Tratamento de Água do rio foi fechada preventivamente podendo afetar 34 bairros do município, segundo a prefeitura.
Por volta das 10h30min, os reservatórios estavam com capacidade de 50%, ou seja, em baixa e com capacidade para 4 horas de consumo. O abastecimento só será normalizado após a comprovação de que as amostras de água no rio não possuem risco para o consumo.
Um gabinete de crise foi instaurado e a prefeitura do município tenta organizar um plano de distribuição de água potável para hospitais, prontos-socorros e outras unidades assistenciais.