Carlos Rittl e André Ferretti, membros da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, comentam os fenômenos meteorológicos recentes na serra fluminense e defendem a implantação de infraestrutura verde nas áreas urbanas

O temporal que devastou Petrópolis (RJ) na terça-feira, 15, deixando mais de 190 mortos e muita destruição por toda a cidade, levanta novamente a questão sobre o modelo de urbanização que predomina em todo o Brasil. Diante da tendência de aumento dos fenômenos climáticos extremos nos próximos anos, provocados pelo aquecimento global, medidas para adaptação e resiliência das cidades tornam-se cada vez mais necessárias, de acordo com especialistas.

Além de políticas públicas para retirar moradores de áreas de risco, uma das formas de minimizar o impacto das enchentes na vida da população é a implantação de infraestrutura verde, ou seja, estratégias de adaptação que considerem a natureza como solução para os desafios urbanos. A infraestrutura verde pode contribuir também para a solução de problemas como a escassez hídrica, desaparecimento da biodiversidade, problemas de saúde e avanço do nível do mar em regiões costeiras. O tema tem mobilizado diferentes atores e gerado conteúdos específicos, presente na atuação da Aliança Bioconexão Urbana e da publicação Cidades Baseadas na Natureza.

Para falar sobre os fenômenos climáticos recentes, as mudanças no clima do planeta e a importância de políticas públicas que estimulem a adaptação das cidades aos desafios do futuro, inclusive com exemplos de boas práticas de Soluções Baseadas na Natureza já existentes no Brasil e no exterior, colocamos à disposição para entrevistas:

CARLOS RITTL – membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), especialista em políticas públicas da Rainforest Foundation, da Noruega; pesquisador do Instituto para Estudos Avançados em Sustentabilidades (IASS) de Potsdam, na Alemanha; ex-secretário-executivo do Observatório do Clima; administrador; mestre e doutor em Ciências Biológicas.

ANDRÉ FERRETTI – membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e gerente sênior de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, André Ferretti.

Sobre a Rede de Especialistas

A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) reúne cerca de 80 profissionais de todas as regiões do Brasil e alguns do exterior que trazem ao trabalho que desenvolvem a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade. São juristas, urbanistas, biólogos, engenheiros, ambientalistas, cientistas, professores universitários – de referência nacional e internacional – que se voluntariaram para serem porta-vozes da natureza, dando entrevistas, trazendo novas perspectivas, gerando conteúdo e enriquecendo informações de reportagens das mais diversas editorias. Criada em 2014, a Rede é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores. Acesse o Guia de Fontes em www.fundacaogrupoboticario.org.br

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 31 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.