FOTO: Divulgação

TEXTO: Jailson Santos

Foi sob a lama no município de Camaçari que cerca de 65 carros 4×4 participaram do Trilhão do Boi – em homenagem ao guia que faz aniversário no mês de Agosto – no último dia 10. Em meio a erosão, charcos e muito barro, os participantes puderam demonstrar suas habilidades no volante das suas “viaturas” em 30 km de trilha. Organizado pela Tecxan Produções, o objetivo do evento é reunir às famílias que buscam novas amizades, divertimento e muito barro na cara.

Mas não é tão simples assim. Primeiramente a habilidade necessária para a prática do esporte é ter força de vontade, não ter medo de se sujar, espírito de equipe e, principalmente, ajudar o próximo. É o que garante o mecânico Wagner Reis, adepto ao esporte: “Na trilha tudo pode acontecer, seja um carro quebrado, ou atolado.  O espírito de equipe que é sensacional quando tem que resgatar algum carro em um atoleiro onde podemos passar horas tentando resgatar uma viatura…” disse.

Wagner Reis e família na trilha de Camaçari.

Para ter segurança na trilha, às pessoas que quiserem fazer parte de “tribos” de trilha 4×4 devem estar atentos aos cuidados necessários para evitar defeitos no carro e, principalmente, acidentes.  Alguns cuidados devem ser tomados como: nunca entrar numa trilha sozinho; fazer parte de grupos Off Road – de preferência grupos que tenham a mesma marca do seu veículo para facilitar a troca de experiência – tendo possibilidade, é necessário fazer um curso de condução 4×4 e resgate que é fundamental para evitar acidentes e quebra do veículo.

Para ser Jipeiro não basta ter um carro traçado, mas também conhecer as limitações do seu veículo e saber dominá-lo nos diversos tipos de terrenos off road que se almeje explorar, seja areia, deserto, lama, erosão, mata fechada, montanha, caatinga, alagadiços, rios, córregos ou lunar. Existem vários tipos de eventos para quem quer aventurar a bordo de um 4×4. Alguns voltados para passeios, trilhas leves, medianas e pesadas que demandam uma preparação extra das viaturas.

O mecânico Wagner Reis se tornou adepto do esporte através de amigos e hoje participa de várias trilhas conhecendo pessoas e usando o momento para estar junto com a família: “Me tornei adepto do esporte através de amigos, onde comecei a pesquisar na internet. Participei da primeira trilha no Cangurito, região do Conde, na Bahia, e foi sensacional. Fui participando de outras trilhas e gostando cada vez mais. O prazer de estar entre família e amigos, conhecer novos lugares com aquele espírito esportivo e, no final, o descanso acompanhado de um bom churrasco é uma boa resenha…” afirmou.

Viaturas passando pelo barro na trilha.