Para ensinar os fundamentos básicos dos ritmos do forró tradicional – como baião, xote, xaxado e arrasta pé -, um dos maiores patrimônios da cultura nordestina, o Trio Anarriê, formado por Daniela Penna, Alexandre Lins e Jelber Oliveira, traz a sanfona, a zabumba, o triângulo e o pandeiro para o workshop online gratuito que promove no próximo dia 09, domingo, a partir das 17h. O evento é voltado para o público em geral, tanto músicos quanto os amantes do gênero e, para participar, não é necessário ter experiência com instrumentos musicais.

“Vamos contar as histórias através das músicas de grandes nomes do gênero como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e o Trio Nordestino, mostrando como os ritmos foram se transformando com o passar do tempo. Traremos, por exemplo, a música “Baião”, primeiro sucesso que Gonzagão gravou cantando em 1949 e foi composto em parceria com Humberto Teixeira, dando início a toda essa história. Em resumo, é um encontro feito para quem gosta de música, história e uma boa prosa”, explica Jelber, um dos facilitadores.

As vagas para o workshop são limitadas e as pessoas interessadas devem se inscrever através do link: http://bit.ly/workshop_trioanarrie. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Pesquisas Populares e Identitárias (CCPI), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.