AMÉRICAS

O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou a Rússia por ter enviado um “grande avião carregado” com suprimentos médicos para ajudar no combate ao coronavírus e tratar doentes.

“Tivemos ótimas relações com muitos países. A China nos enviou algumas coisas, o que foi fantástico. A Rússia nos enviou um avião carregado muito, muito grande, cheio de coisas, equipamentos médicos, o que foi muito bom”, disse o presidente americano a repórteres na segunda-feira (30).

“Outros países nos enviaram coisas que eu fiquei muito surpreendido, muito felizmente surpreendido”, complementou o líder americano.
Contudo, Trump não especificou que tipo de ajuda Moscou ou Pequim forneceram e não nomeou nenhum dos “outros países” que também haviam enviado suprimentos.

O comentário foi um tanto confuso, já que as autoridades russas ainda não haviam anunciado o envio de ajuda médica para os EUA.

Preocupação mútua

A declaração de Trump sobre a ajuda ocorreu após uma conversa telefônica na segunda-feira com o presidente russo Vladimir Putin, em que dialogaram sobre a preocupação mútua quanto à rápida propagação do coronavírus.

Moscou enviou na semana passada mais de 100 especialistas médicos e quase uma dúzia de aviões carregados com equipamentos para a Itália – incluindo ventiladores, material desinfetante, bem como máscaras faciais e outros equipamentos de proteção.

Aviões russos são carregados com equipamentos antes da ida para a Itália
© REUTERS / MINISTÉRIO DA DEFESA DA RÚSSIA / ALEXEY ERESHKO
Aviões russos são carregados com equipamentos antes da ida para a Itália

Segundo estatísticas da Universidade Johns Hopkins, mais de 786 mil pessoas adoeceram com COVID-19, cerca de 37,8 mil morreram, 166 mil pacientes se recuperaram no mundo todo. Os EUA registraram mais de 164 mil pacientes com coronavírus e 3,1 mil mortes.