Modalidade contribui para o desenvolvimento escolar, intelectual e social do aluno, afirma profissional da área pedagógica.

O turno integral de ensino é uma solução para pais que trabalham o dia inteiro e, portanto, têm a necessidade de buscar opções para o filho no contraturno escolar. Para Micheline Orsi, coordenadora pedagógica dessa modalidade no Colégio Cândido Portinari, o turno integral, além de oferecer apoio aos pais, é uma escolha que contribui para o desenvolvimento escolar, intelectual e social do aluno por meio de um plano pedagógico que envolve orientação de estudos e atividades diversificadas com profissionais capacitados.

Manter o filho na escola gera, ainda, tranquilidade aos pais, por tratar de um ambiente com o qual ele e os filhos já estão familiarizados. É um local seguro, confortável e com capacidade para contribuir com essa fase de crescimento. Além disso, resolve uma eventual situação de logística, não sendo necessário prever, por exemplo, deslocamento para atividades extras.

“O turno integral é muito mais do que ‘mais horas’ na escola, é um tempo dedicado ao estudante, com um olhar particular, individualizado às suas necessidades e capacidades”, avalia Orsi. Ela explica que o projeto pedagógico elaborado pela equipe do Portinari para o turno integral, que terá início no próximo ano, é voltado ao desenvolvimento das habilidades do aluno, oferecendo ferramentas para que ele expresse seu potencial e todas as atividades são conduzidas por profissionais especializados. Cada escola adota um programa pedagógico em acordo à sua linha de trabalho. Entre as vantagens do turno integral, a coordenadora pedagógica destaca os principais pontos praticados pelo projeto do qual faz parte:

  1. Fortalece o rendimento escolar.
  2. O aluno recebe orientação de estudos e tarefas com acompanhamento pedagógico especializado em cada disciplina.
  3. Contribui com o desenvolvimento psicomotor por meio de jogos e recreação.
  4. Promove lazer e acesso à cultura por intermédio do incentivo à leitura, musicalização (instrumento e canto) e artes (pintura, artesanato e teatro).
  5. Ajuda na autonomia e autoconhecimento a partir das atividades individuais e em grupo.
  6. Ambiente seguro.

As turmas de turno integral no Portinari atenderão aos protocolos sanitários previstos pelas autoridades de saúde, do município e do estado. Cada turma terá até oito alunos, mantendo o uso obrigatório de máscara e distanciamento.