Turquia: Maduro e oposição venezuelana estão perto de acordo para participação de eleições

© REUTERS / Palácio Miraflores

Dois líderes da oposição venezuelana estão em negociações com o governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sobre a participação nas próximas eleições parlamentares em dezembro. A informação foi revelada pelo chanceler da Turquia, Mevlut Cavusoglu.

Mevlut Cavusoglu chegou à Venezuela em 18 de agosto para se reunir com autoridades do país e ajudar a consolidar os laços diplomáticos entre Ancara e Caracas.

“Temos o prazer de ver que se desenvolveu um diálogo positivo entre o governo e a oposição na Venezuela com o impacto das iniciativas que temos realizado em coordenação com a União Europeia. Esperamos que este processo positivo se reflita nas próximas eleições. Estaremos sempre com o povo da Venezuela”, disse o chanceler.

As autoridades turcas mantiveram discussões com os políticos venezuelanos Henrique Capriles e Stalin Gonzalez sobre a adesão à votação.

Além disso, ambos os políticos discutiram o envolvimento de observadores internacionais na votação. Maduro concordou com a iniciativa.

As declarações surgem depois que o governo venezuelano anunciou que Nicolás Maduro havia concedido perdão a dezenas de figuras políticas de partidos de oposição que foram acusados ​​de participar dos levantes contra o governo venezuelano liderado por Juan Guaidó no início de 2019.

 

Sputnik Brasil